Os casos para dengue em São João del-Rei não param de aumentar. Entre os dias 16 e 23 de junho, foram 121 casos confirmados para a doença na cidade histórica. Um média de 17,28 casos positivos diariamente. No acumulado, já são 708 casos positivos. Outros 360 registros estão aguardando resultado, 1.216 casos deram negativos.
Já para chikungunya, foram registrados mais 10 casos durante a última semana. São 257 positivos ao longo do ano, 282 negativos e 13 casos estão em investigação. O município também registrou as duas primeiras notificações para a Zika Vírus no ano, os dois casos estão sendo investigados.
Os bairros com mais casos para dengue são: Matozinhos, Tijuco, Bom Pastor, Bela Vista e Bonfim, mas praticamente todos os bairros da cidade registram casos da doença.
O cenário é preocupante, uma vez que a doença pode ser fatal, exigindo conscientização de toda a população para o reforço no combate à enfermidade. O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que deposita seus ovos na borda de locais com água parada.
A melhor forma de combate é evitar a sua reprodução, eliminando qualquer foco de água acumulada em espaços como jardins e quintais, além de vasos de planta, garrafas, pneus e caixas d’água, que costumam ser pontos comuns de proliferação. O uso de repelentes e barreiras físicas, como mosquiteiros e telas protetoras em portas e janelas, também é muito importante no dia a dia.