A Prefeitura Municipal de São João del-Rei solicitou ao Iphan o tombamento federal da Serra do Lenheiro. O patrimônio natural já é tombado em âmbito municipal por decreto desde 1988, fato que foi confirmado institucionalmente no ano passado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (CMPPC) da cidade, por meio de georreferenciamento dos limites da área protegida.
Após novo mapeamento, foi elaborado um dossiê completo de todos os achados da Serra do Lenheiro – só de muro de pedra são mais de 50 – e a identificação das espécies vegetais, das nascentes, estruturas geológicas e fragmentos de ferramentas e objetos que podem ter sido usados pelos índios que habitavam a região antes dos colonizadores chegarem.
A Serra do Lenheiro é um personagem importante da história da cidade. No Ribeirão de São Francisco Xavier, que nasce na serra, foi encontrada a primeira pepita de ouro, em 1704, pelo paulista Lourenço da Costa, o que deu início à formação da vila no lugar onde hoje é o Centro Histórico. As lembranças do tempo de exploração ainda estão na serra e ilustram como era o processo de extração.
O objetivo do pedido é que a Serra do Lenheiro seja um local bem cuidado e protegido e que possa servir de atrativo para o turismo ecológico na cidade.