Emboabas

Luta Contra as Drogas: Até o dia 26 de junho, Minas Gerais promove a Semana Estadual de Prevenção às Drogas

Até o dia 26 de junho, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod), realiza a Semana Estadual de Prevenção às Drogas. O evento teve início na última segunda-feira, dia 19.

A campanha de 2023 vai ter como slogan “Prevenção: Compartilhe esta ideia”, com os objetivos de intensificar a difusão de informações sobre os danos sociais e agravos à saúde decorrentes do uso/abuso de álcool e outras drogas; disseminar boas práticas no campo da prevenção ao consumo; dar visibilidade aos fatores de proteção contra estes hábitos; fomentar a perspectiva intersetorial da prevenção; e mobilizar e engajar a sociedade no fortalecimento e no compartilhamento da agenda de prevenção em todo o território mineiro.

A Semana Estadual de Prevenção às Drogas está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), organizações da sociedade civil, grupos anônimos, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conead), dentre outras entidades e atores sociais, embasada na lei estadual que cria a Semana Estadual de Prevenção às Drogas.

Em São João del- Rei, a APADEQ, Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos, promove a atenção e cuidados adequados à dependência química, realizando ações e construindo caminhos para a recuperação, bem-estar e reinserção dos dependentes químicos e seus familiares.

A Associação oferece alguns serviços como explica Jailton Silva, coordenador terapêutico da APADEQ: “Acolhimento e triagem, serviço de assistência terapêutica ambulatorial, serviço terapêutica residencial, ou seja, a internação, com duração mínima de 70 dias e máximo de 90 dias. O Programa familiar, que é realizado todos os sábados, o encontro dos residentes que estão em tratamento com seus familiares, e depois, a pessoa concluindo a fase residencial, que tem duração de 70 dias, o pós tratamento residencial que tem duração de um ano.”

A APADEQ desempenha um papel fundamental na conscientização e combate ao uso de drogas e intensifica seus esforços durante a Semana Estadual de Combate às Drogas, que tem como objetivo fortalecer a prevenção e promover a recuperação de pessoas afetadas pela dependência química.

A Semana Estadual de Combate às Drogas é fundamental para ampliação dos esforços e impactar positivamente a vida de mais pessoas. As ações visam não apenas prevenir o consumo de drogas, mas também apoiar aqueles que já estão enfrentando problemas com a dependência química.

A atuação da APADEQ, aliada às demais instituições envolvidas nesses contexto, continua empenhada em ampliar sua atuação e conscientizar cada vez mais pessoas sobre as consequências do uso de drogas. O encerramento da Semana será em 26 de junho, exatamente no Dia Internacional de Combate às Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas – a ONU.

Sair da versão mobile