Uma bola de fogo, um clarão, um meteoro, balões meteorológicos, uma estrela cadente, um disco voador e até a lenda da mãe de ouro. Tudo hipótese do que seria o fenômeno observado a olho nu no céu de São João del-Rei na noite de ontem, segunda-feira, dia 19 de junho.
Na verdade, o que os são-joanenses acompanharam foi um bólido, um meteoro “bola de fogo” que explode com um clarão mais intenso ao final da sua queda em direção à superfície da Terra. Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), um dos principais institutos de pesquisa em astronomia do Brasil, esse bólido entrou em nossa atmosfera às 18h37, cruzando o céu dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.
Milhares de bolas de fogo atravessam a atmosfera da Terra todos os dias, mas a grande maioria sobrevoa os oceanos e regiões desabitadas. Muitos também ocorrem durante o dia, quando não podemos observá-los. Portanto, sorte de quem pode presenciar o fato ontem à noite.
Mas se você gosta de observar o espaço, o planetário da UFSJ é uma excelente oportunidade. O projeto é aberto para visitas agendadas, especialmente de estudantes da educação básica. O objetivo é mostrar ao estudante o espaço aéreo e proporcionar mais informações sobre o tema, inclusive com reprodução de filmes em outras áreas do conhecimento.
O espaço, aberto também a toda comunidade, fica no Campus Dom Bosco e conta com equipamentos e acessórios de última geração que permitem o desenvolvimento de atividades didáticas diversificadas visando o entretenimento cultural, a formação científica da comunidade escolar e despertar o interesse dos estudantes para a área das ciências exatas.
Além das escolas e demais instituições de ensino, toda a comunidade pode participar da visita ao planetário, no qual são realizadas a exibição de filmes e a simulação do céu de qualquer ponto da Terra e em qualquer data do passado, presente ou futuro. As sessões abertas para o público em geral acontecem nas quartas-feiras, às 19h.
Para agendar uma sessão, basta acessar: www.ufsj.edu.br/dcnat/planetario.php Também é possível acompanhar as atividades pelo Instagram @planetario_ufsj.