Emboabas

Diocese de São João del-Rei recebe relíquia de 1º grau da beata de Nhá Chica, na quarta-feira (14)

A comunidade da paróquia de Santo Antônio, no distrito do Rio das Mortes, recebe a relíquia de 1º grau da beata são-joanense Nhá Chica, na quarta-feira, dia 14. Relíquia de 1º grau, é uma parte do corpo, no caso, de Nhá Chica, um pedaço de osso, um objeto venerado que remete diretamente à beata, uma figura histórica que nasceu na própria região e se destacou por sua vida de devoção e serviço aos necessitados.

A história de Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, é profundamente enraizada na região. Seu nascimento foi em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei. Mudou-se para Baependi, acompanhada de sua mãe e seu irmão, Teotônio. Aos dez anos, ficou sozinha com seu irmão, sob a proteção de Maria Santíssima. Teve uma herança espiritual muito valiosa; não se casou, vivendo uma vida casta e dedicada ao próximo. Ainda muito jovem, era procurada por todos os que necessitavam de conselhos, orações e de uma palavra amiga. Atendia-os diariamente, menos às sextas-feiras, pois era o dia que reservava aos trabalhos domésticos, à penitência e à oração incessante à Paixão e Morte de Cristo.

Em vida, a beata compôs uma novena a Nossa Senhora da Conceição, a qual chamava de Minha Sinhá (que quer dizer Minha Senhora), e, com o patrimônio herdado do irmão, pediu que fosse construída uma capela em honra à Mãe de Jesus, doando o restante dos bens aos pobres.

Nhá Chica morreu aos 87 anos, no dia 14 de junho de 1895. Seu velório durou quatro dias, e há relatos de que fora sentido pelos presentes um inexplicável perfume de rosas durante a cerimônia. Tal perfume foi novamente sentido no dia 18 de junho de 1998, 103 anos depois, por Autoridades Eclesiásticas e por membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de Beatificação de Nhá Chica e, também, pelos pedreiros, por ocasião da exumação do seu corpo.

Nhá Chica foi beatificada em Baependi, no dia 4 de maio de 2013, sendo o dia 14 de junho a data oficial de celebração de sua festa litúrgica. A relíquia chega no Rio das Mortes no dia 14, às 15h. A Emboabas 92,7 Mais Informação vai transmitir ao vivo a missa, direto do Rio das Mortes, a partir das 16h.

Sair da versão mobile