Emboabas

Matosinhos e Vila Santa Terezinha são os primeiros contemplados com a aplicação do Aero System para combater a dengue e a chikungunya

Imagem: Reprodução Internet

O Setor de Endemias de São João del-Rei vai iniciar, nesta segunda-feira (12), mais uma ação de combate à dengue e chikungunya. As regiões mais afetadas pelas arboviroses vão receber a aplicação do sistema Aero System, um inseticida na fórmula de aerossol. Matosinhos e Vila Santa Terezinha são os dois primeiros bairros contemplados.

Ao contrário do fumacê utilizado no último mês, o Aero System é aplicado dentro das residências, diretamente no local onde mosquito Aedes Aegypt está abrigado. Isso para garantir a sua eliminação, quebrando seu ciclo de transmissão das doenças.

Os Agentes de Combate às Endemias vão ser os responsáveis por aplicar o produto. No momento da aplicação, é recomendável que os moradores saiam de casa, ficando apenas o agente no interior da residência. Também é orientado a deixar as portas de armários e guarda-roupas abertas; proteger utensílios domésticos, como talheres e panelas, com um pano; desligar o fogão, apagar as velas e o piloto de aquecedores; além de agitar as cortinas para provocar a movimentação dos mosquitos.

Os moradores e animais são liberados a voltar para dentro de casa após meia hora.

Matosinhos e Vila Santa Terezinha vão ser os dois primeiros bairros contemplados devido ao alto índice de infestação do mosquito e concentração de casos das doenças.

As próximas regiões vão ser selecionados com base nos mesmos critérios.

Sair da versão mobile