Emboabas

Projeto de quatro mulheres cientistas da UFSJ é aprovado no programa de pré-aceleração Biominas Brasil

Foto: Reprodução Instagram da UFSJ

Quatro mulheres cientistas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) alcançaram mais um feito inédito. A spin-off Repairnanotech, coordenada pelas professoras Raquel Alves Costa e Erika Alvarenga, do Departamento de Ciências Naturais, foi aprovada no programa de pré-aceleração Biominas Brasil. Também fazem parte da equipe a mestranda Sabrina Vieira Lima e a doutoranda Raíssa Mileib Oliveira.

Uma spin-off é a criação de um produto ou tecnologia a partir de outros já existentes. No caso da Repairnanotech, as cientistas estão desenvolvendo produtos à base de biogel de colágeno associado a nanomateriais de ouro e proteínas. Eles melhoram esteticamente a cicatrização, diminuindo o tempo de recomposição da pele e reduzindo o tamanho das cicatrizes. Isso melhora, consequentemente, a deposição de colágeno.

Com a entrada no programa de pré-aceleração, durante 10 semanas, as cientistas vão receber suporte especializado para validar suas soluções e desenvolver habilidades empreendedoras. Também vão participar de mentorias e capacitações.

Sair da versão mobile