Para ter acesso ao Bolsa Família e Auxílio Gás, além de outros benefícios, é importante se cadastrar ou manter seu CadÚnico atualizado junto à Secretaria Municipal de Assistência Social. Isso porque o Cadastro Único é a porta de acesso para esses benefícios. Quem explica é a secretária municipal de Assistência Social, Aline Gonçalves:
“Para que a gente garanta esse atendimento aos serviços, benefícios e programas, a exigência para que a gente possa reconhecer a necessidade, a realidade das pessoas é exatamente o CadÚnico. Um programa que a gente vai ter acesso a todas as informações pessoais, inclusive à renda, que é um dos critérios que mais pesa na avaliação.”
Ela também reforçou quais são os documentos necessários e como proceder para se cadastrar:
“Para que você pleiteie o cadastrado único, para ter os benefícios futuros que temos aqui em disposição, pode trazer todos os documentos originais, caso tenha necessidade, nós tiramos o xerox aqui mesmo, de todas as pessoas da casa, ou seja, menores de 18 anos, a certidão de nascimento, caso não tenha carteira de identidade e CPF. Maiores de 18 anos, identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, independente se ela estiver assinada ou não, é necessário trazer a carteira de trabalho e um comprovante de renda atual.”
O valor do Auxílio Gás corresponde a 50% da média do preço nacional do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). É concedido um benefício por família a cada dois meses. Os critérios de participação são: famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Já para o Programa Bolsa Família as famílias inscritas no Cadastro Único em situação de pobreza, com renda percapita mensal inferior a R$ 218,00 (duzentos e dezoito reais).
Se a sua família se encaixa nos critérios, pode procurar a assistência social com os documentos de todas as pessoas da família. O endereço é Rua Salomão Batista de Sousa, nº 10, no bairro Matosinhos. Os contatos são pelos telefones (32) 3379-1526 e (32) 3379-1528. O horário é das 8h às 16h. O atendimento também pode ser realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Senhor dos Montes, Tijuco, Matosinhos ou Rural.