Emboabas

São João del-Rei é campeã em registro e atendimento de MEI, entre os municípios do Campo das Vertentes e Zona da Mata

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo simples de empresa criado pelo Governo que permite que o pequeno empresário tenha acesso a um CNPJ. Para ser MEI, é preciso atender alguns critérios como: ser maior de 18 anos (ou ter entre 16 e 18 anos e ser emancipado), comprovante de residência, atuar com uma das atividades permitidas pelo MEI, ter faturamento limitado a R$ 81.000,00 por ano (receita bruta), não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa e ter no máximo um empregado.

Alan Morethson Chaves, Secretário Municipal de Finanças de São João del-Rei, fala que a cidade é campeã em registro e atendimento de MEI, entre os municípios do Campo das Vertentes e Zona da Mata: “Pra você ter uma ideia, nós somos hoje, o município campeão de registro e atendimento de microempreendedores individuais englobando Campo das Vertentes e Zona da Mata. São 171 municípios, onde São João del-Rei é o número um. Nós éramos o número 3, atrás de Divinópolis e Juiz de Fora, e hoje nós somos o município que mais atende.”

De acordo com o site “Mais MEI”, em São João del-Rei, dos 90.497 habitantes, 5.850 são microempreendedores individuais registrados, e as cinco principais atividades de atuação desses microempreendedores, são: Restauração e conservação de lugares e prédios históricos, Imunização e controle de pragas urbanas, Fotocópias, Exploração de jogos eletrônicos recreativos e Horticultura.

Dos 5.850 microempreendedores individuais de São João del Rei, 48,36% são mulheres e 51,64% são homens. A faixa etária média de idade de MEIs na cidade é de 41 anos. Em relação aos meios de atuação de MEIs na cidade, 46,4% atuam em estabelecimento fixo, 23,2% em porta a porta, postos móveis ou por ambulantes e 14,2% em internet.

Os benefícios de ter um CNPJ MEI são muitos, como direito à cobertura previdenciária do INSS, exemplo: aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, e mais. Ao ter um CNPJ MEI você pode emitir nota fiscal e passar mais profissionalismo ao oferecer seus serviços. O MEI pode conseguir taxas de empréstimos menores em algumas instituições financeiras que visam incentivar o microempreendedor. Além disso, ser MEI permite que donos de negócio contratem até um funcionário por um custo muito menor que outros regimes.

FONTE: https://www.maismei.com.br/mei-microempreendedor-individual-sao-joao-del-rei-mg

Sair da versão mobile