Durante o mês de maio estão sendo realizadas ações de fiscalização no trânsito de São João del-Rei, como parte da Campanha Maio Amarelo. É o que destaca o Presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da Prefeitura de São João del-Rei, Aracélio José dos Santos: “Juntamente com a Guarda Municipal, nós começamos a realizar blitz para fiscalizar o transporte escolar do município, para inibir o transporte irregular em São João del-Rei”.
Aracélio também explica as normas para as vans escolares que prestam serviço na cidade. “Em 2019 foi criada a lei municipal que dispõe sobre o transporte escolar em São João del-Rei, mas quando a lei foi sancionada veio a pandemia e não foi possível realizar as adequações. Mas desde 2022, é obrigatório o cadastro junto à Superintendência de Trânsito com o cadastro do veículo, condutor e monitor”.
Os veículos devem atender alguns requisitos. “O veículo para ser transporte escolar, tem que ter placa vermelha, ter laudo de vistoria técnica, tem que ser cadastro no DETRAN como transporte escolar. Além do motorista ter Carteira D, remuneração na carteira e o curso especifico. O veículo também precisa ser licenciado dentro de São João del-Rei, e no caso de transporte de crianças da pré-escola até o 5° ano do Ensino Fundamental precisa de monitor cadastrado para trabalhar”, explica Aracélio.
A orientação é que os pais e responsáveis observem as condições do veículos que fazem o transporte escolar das crianças e adolescentes, e denunciem situações irregulares para o setor de trânsito, através do telefone (32) 3372-6170.