O primeiro trimestre de 2023 foi positivo para o mercado de trabalho de São João del-Rei. Nos meses de janeiro, fevereiro e março foram geradas 131 novas vagas formais de emprego. Ao todo, foram 2.424 contratações contra 2.293 demissões, com as admissões superando as demissões em 5,71%, de acordo com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (Nepe).
Segundo a pesquisa, com o resultado positivo no primeiro trimestre de 2023, São João del-Rei totalizou o número de 18.996 empregos com carteira assinada. E em relação ao mesmo trimestre de 2022, houve um aumento de 2,72% no número total de empregos formais na cidade.
O campo que mais contratou foi o de serviços, abrindo 964 oportunidades de emprego. Em seguida, o setor que mais contratou foi o de comércio com 852 admissões. Entretanto, em razão da alta rotatividade desse setor, ele também foi responsável pelo maior número de demissões, cerca de 968 desligamentos, resultando em um saldo negativo de 116 postos de trabalho.
Ainda no boletim foram apresentados os números referentes a outros setores de serviços da cidade. Os campos da construção, indústria e agropecuária juntos foram responsáveis pela contratação de mais de 600 pessoas nos três primeiros meses do ano. Esses dados fazem parte do boletim do mercado de trabalho do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (Nepe).
O núcleo é um instituto de pesquisas do departamento de economia da UFSJ. Para o mercado de trabalho é feito um boletim trimestralmente com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) fornecido pelo Ministério do Trabalho.