A 25ª Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza, causador de infecção aguda do sistema respiratório, foi ampliada em Minas Gerais. A ampliação deve seguir a disponibilidade de doses e a estratégia definida pelos municípios, que são responsáveis pela operacionalização da imunização da população nos territórios.
A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomenda a ampliação da oferta da vacina influenza a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade. A recomendação segue orientação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, conforme nota técnica divulgada na última sexta-feira (12/05), e já está valendo.
A medida visa beneficiar especialmente aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mas reitera-se a importância da vacinação de gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais.
Em Tiradentes, para receber o imunizante, os interessados devem ir à Unidade Mista de Saúde do Pacu, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Ou das 13h às 16h. É preciso levar o cartão de vacinas, CPF e cartão do SUS.