O bolso pode até estar apertado, mas passar o Dia das Mães sem, pelo menos, uma lembrancinha, para muitos, não é opção. Afinal de contas, nada melhor que ver o sorriso estampado no rosto daquela que foi a responsável por tanto carinho ao longo da vida.
Na contagem regressiva para a data, que cai no próximo domingo, dia 14, a corrida às lojas já começou. E a expetativa dos comerciantes são-joanenses está nas alturas. Este é o panorama dado pelo presidente do SindComércio, Wainer Haddad.
Seguindo a tendência nacional, Wainer disse, ainda, que o cartão de crédito deve ser a principal modalidade de pagamento das compras para o Dia das Mães na cidade.
O cartão, realmente, pode ser um grande aliado, Mas exige cautela. Ao mesmo tempo em que acelera o pagamento, é o responsável por deixar grande parte dos brasileiros endividada, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O economista Gustavo Moreira explica que isso acontece não porque o cartão é o vilão da história, mas, sim, pela falta de consciência.
E não pagar a fatura, como explicou o economista, pode levar o consumidor a cair no famoso rotativo. Quando o total da fatura do cartão não é pago, o valor restante fica para o mês seguinte. E sobre este valor em aberto são cobrados juros. E bem altos por sinal. No fim de 2022, a taxa do rotativo, de acordo com o Banco Central, passou dos 400%.
Para evitar essa dor de cabeça, especialistas orientam utilizar o cartão com consciência, seguindo algumas dicas: estabeleça um teto de compras de acordo com a sua realidade financeira; fique atento às taxas; leia a fatura do seu cartão; não se esqueça da data de pagamento; e verifica seu saldo antes de gastar.
Lembrando que o comércio de São João del-Rei está funcionando em horário especial para o Dia das Mães. Na quinta e sexta-feira, 11 e 12 de maio, as lojas ficam abertas entre 09h e 20h. E no sábado (13), entre 09h e 15h.