Dos esbarrões e amaçados aos acidentes com vítimas fatais. Diariamente são registrados acidentes de trânsito pelas mais diversas causas. No ano de 2022, um número alarmante em São João del-Rei: 12% dos veículos registrados na cidade se envolveram em algum tipo de acidente.
Os dados constam no Registro de Acidentes de Trânsito do Ministério da Infraestrutura e divulgados pelo Subcomandante Resende, da Guarda Municipal de São João del-Rei: “Com base nos dados de 2022, a frota de veículos da cidade está estimada em pouco mais de 57.000 veículos. Desses, 6.700 se envolveram em acidentes dentro de São João del-Rei. É preocupante e temos que tentar reduzir isso ao máximo”.
O Subcomandante também destaca as principais infrações cometidas no trânsito de São João del-Rei: “Estacionamento em local incorreto, mexer no celular enquanto dirija, não usar o cinto de segurança, entre outras”.
Resende também destacou que são realizadas fiscalizações intensas com motociclistas que são os mais envolvidos nos acidentes: “Fazemos blitz recorrentes para fiscalizar os motociclistas, visto as diversas reclamações e observações. Como por exemplo, pilotar sem os devidos cuidados e sem os itens básicos de segurança, como capacete e retrovisores, além de ultrapassagens perigosas. São situações que agravam a possibilidade de acidentes. Pelas nossas observações, nos acidentes sempre tem uma moto envolvida, e o condutor está sempre muito exposto, o que agrava a situação”.
Durante todo o mês, na Campanha Maio Amarelo, serão realizadas ações que chamam a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em São João del-Rei, serão realizadas blitz educativas, orientação aos condutores, operação de presença de visibilidade, palestras, entre outras atividades.