Emboabas

São João del-Rei registra 7 casos de dengue e de chinkungunya por dia

Nos últimos 4 dias, São João del-Rei registrou 14 novos casos para dengue e, também, 14 novos registros para chikungunya. São 7 casos das doenças registrados por dia, o número alerta para a situação que a cidade vem enfrentando.

O boletim da dengue, divulgado pela Secretaria de Saúde de São João del-Rei, nesta terça-feira (9), mostra 289 casos confirmados da doença desde o início do ano. Já os casos de chikungunya saltaram para 168.

A dengue grave inicia com os mesmos sintomas da dengue leve, e com o término da febre surgem os sinais de alarme. Estes, normalmente, ocorrem entre o 3º e 5º dia. Esse período é chamado de crítico para dengue. Tratados corretamente, a maioria dos casos evolui para cura. Os sinais de alarme incluem dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sonolência, agitação e confusão mental (principalmente em crianças), sede excessiva e boca seca, entre outros.

Em caso de suspeita das doenças, a indicação é procurar a unidade de saúde mais próxima. O tratamento é iniciado já na suspeita do caso, não sendo necessário aguardar o resultado laboratorial positivo para iniciar o protocolo. A hidratação é uma das medidas mais eficazes para que pacientes suspeitos das doenças previnam consequências graves da doença.

Já o caminho de combate ao mosquito transmissor das doenças, Aedes aegypti, é único: não deixar água parada para evitar a proliferação do mosquito transmissor das doenças. Dê uma checada nos possíveis criadouros em sua casa, como sacolas jogadas, garrafas, latas, tampinhas, pneus, pratos de plantas, atrás da geladeira, além de calhas.

Sair da versão mobile