A empresa Boston Metal, dos Estados Unidos, vai investir R$ 573 milhões na construção de uma unidade produtora de aço verde na região de Coronel Xavier Chaves. O valor foi anunciado, no último sábado (06), pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que foi até a sede da startup no país norte-americano para assinar o protocolo.
O diretor-executivo da empresa, Tadeu Carneiro, disse que Minas Gerais vai ser o primeiro local, no mundo, a receber essa unidade produtiva. A expectativa é que cerca de mil empregos diretos e indiretos sejam gerados no Campo das Vertentes, até 2026.
A planta industrial vai utilizar uma tecnologia de ponta para aproveitar os rejeitos de minério, como tântalo e nióbio, para extrair metais e ligas em geral. Isso vai ser realizado por meio de um processo chamado eletrólise de óxido fundido (MOE), que dispensa o uso de carvão ou combustíveis fósseis, já que é conduzido à base de eletricidade.
O projeto já está em implementação na cidade vizinha à São João del-Rei. A previsão é que a unidade seja inaugurada no segundo semestre deste ano. A produção deve ser iniciada em 2024, em pequena escala, aumentando o volume gradualmente.
A Boston Metal é uma startup criada dentro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), considerado uma das melhores universidades do mundo. A empresa conta com o apoio de grandes apoiadores e investidores. Um deles o fundador da Microsoft, Bill Gates.