Pessoas com comorbidades com 12 anos ou mais, a partir de agora, também podem receber a vacina bivalente contra a Covid-19, em São João del-Rei. A inclusão do grupo na lista de prioritários foi anunciada pela Setor de Epidemiologia da Prefeitura.
São consideradas comorbidades condições de saúde, como: diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, síndromes coronarianas, valvopatias, doenças neurológicas, renais, Síndrome de Down e outras.
Também podem receber a dose: idosos com 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir dos 12 anos, imunocomprometidos a partir dos 12 anos, indígenas, ribeirinos e quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, população privada de liberdade, além de adolescentes em medidas socioeducativas e seus funcionários.
A vacina bivalente contra a Covid-19 protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Ela deve ser utilizada como reforço, respeitando o intervalo de pelo menos quatro meses da última dose.
Para receber a dose, basta comparecer no posto de saúde mais próximo de casa. Antes, a orientação é verificar a disponibilidade e os horários de aplicação. Não se esquecer de levar um documento de identificação e o cartão de vacinas.