Diante dos altos índices de infecção por dengue e chikungunya em São João del-Rei, a Prefeitura Municipal, juntamente com seus parceiros, promove, nos dias 03 e 04 de maio, um Bota-Fora Especial para combater o Aedes aegypt, mosquito transmissor das arboviroses. Mais de 10 grandes regiões da cidade vão ser contempladas.
A Força Tarefa vai recolher materiais que o caminhão da coleta urbana não retira, por exemplo, móveis velhos, sucatas, eletrodomésticos fora de uso, dentre outros.
A expectativa é que o recolhimento de materiais inservíveis evite o acúmulo em quintais e o descarte incorreto em terrenos baldios e margens de córregos, o que pode colocar em risco a saúde humana. Isso porque pode aumentar a poluição, o surgimento de focos de reprodução do Aedes e o aparecimento de animais peçonhentos e pragas.
Na quarta-feira, 03 de maio, a coleta vai acontecer no Tijuco, passando pelas Águas Férreas, São Bento, Sudário, Residencial Risoleta Neves, Gameleiras, Avenida Maria Alves Barbosa, dentre outros pontos; Guarda Mor, Bonfim, Alto das Mercês e Centro.
Na quinta-feira, 04 de maio, a ação continua na Colônia, Jardim Aeroporto, Vila Carmo, Maquiné, Colônia do Giarola, Cohab, Fábricas e Grande Matosinhos, passando pela Vila Nossa Senhora de Fátima, Pio XII, Bom Pastor, Vila Santa Teresinhas, Vila Jesus Silva e pela Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Os materiais devem ser colocados nos pontos específicos de coleta até, no máximo, às 9h. Objetos que forem colocados após o horário não vão ser recolhidos.
A Força Tarefa vai ser realizada em parceria com mais de 70 militares do Exército Brasileiro, membros da UFSJ, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipais e membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAS).