Emboabas

Programas oferecem auxílio técnico gratuito para melhora do rendimento dos produtores rurais de São João del-Rei

Manter a produtividade em alta, não importa o foco do produtor rural, é um desafio constante. Em meio a tantas possibilidades e técnicas, é difícil escolher a mais eficaz para o rebanho. E uma decisão certeira pode fazer toda a diferença no resultado final.

Pensando em alavancar o rendimento dos produtores do Campo das Vertentes, a Secretaria de Agropecuária de São João del-Rei abriu inscrições para dois programas especiais gratuitos, que oferecem acompanhamento completo com especialistas. Podem participar produtores de leite, gados de corte, bovinos e suínos.

Um deles é o Integrazoo, projeto de extensão do curso de Zootecnia da UFSJ. Os membros vão acompanhar de perto a rotina do produtor para avaliar como sua atividade pode se tornar mais eficiente. O assessor especial da secretaria, Gervásio Edson Júnior, explica quais são os principais benefícios. “A escrituração zootécnica, na verdade, leva ao produtor ferramentas para que saiba para onde está caminhando com suas atividades. O produtor vai melhorar seus índices reprodutivos e, consequentemente, seus índices produtivos, com lucros. Ele vai ter uma equipe especialiada da UFSJ acompanhando sua propriedade”.

A segunda oportunidade é o Mais Pecuária Brasil, uma cooperação técnica com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares (Conafer). O programa investe na inseminação artificial para promover o melhoramento genético dos gados da região.

São João del-Rei vai ser contemplada com 600 prenhezes por ano. Dois técnicos vão ser responsáveis por visitar as propriedades interessadas.

Uma dos requisitos para participar é ter a ficha sanitária do gado em dia. “Os animais devem ter boas condições e a ficha sanitária dos animais deve estar em dia. Estando com todos os requisitos preenchidos, o produtor, junto com os técnicos, vai selecionar os animais que vão ser protocolados. Eles vão passar por uma indução hormonal, para que sejam inseminados em determinado período”.

Interessados em qualquer um dos programas podem comparecer na Secretaria de Agropecuária, que fica a rua Santo Elias, número 90, no centro. Ou entrar em contato pelo telefone 3372-7790 para receber a ficha de cadastro pelo próprio WhatsApp.

Sair da versão mobile