Emboabas

São João del-Rei ultrapassa a marca de 850 notificações para a dengue em 2023; Prefeitura anuncia medidas para conter os números da doença na cidade

Os números referentes à dengue em São João del-Rei continuam crescendo de forma expressiva. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 14 de abril, até o momento a cidade registra 884 notificações para a doença. Sendo 133 casos positivos, 392 que aguardam resultado e 359 que deram negativo. Já com relação a chikungunya, a cidade registra até o momento, 183 notificações. Sendo 106 casos confirmados, 44 descartados e 33 que aguardam resultado. Quanto ao zika vírus, até o momento nenhuma confirmação ou notificação foi registrada no município.

Devido aos mais de 100 casos positivos registrados tanto para a dengue quanto para a chikungunya, o Setor de Endemias e a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, em parceria com outras instituições e pastas municipais, vão promover nos dias 03 e 04 de maio, um “Bota Fora” para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti e conter o avanço das doenças, em diferentes bairros da cidade. Essa força tarefa foi anunciada, nessa sexta-feira, dia 14, juntamente com a divulgação do boletim epidemiológico.

É importante reforçar que mesmo com essas ações promovidas pela administração municipal, os moradores da cidade precisam fazer a sua parte para diminuir os números da doença no município. Para isso, é imprescindível fazer uma patrulha em casa, no trabalho e em outros espaços que você esteja diariamente, para detectar possíveis focos de água parada. Além disso, pode-se denunciar focos de água parada pelo tele-dengue, através do telefone 3379 1565.

Sair da versão mobile