Papel de bala, garrafinha d’água, copo plástico, pedaço de pano. São todos objetos pequenos, não é mesmo? Mas quando descartados direto nos bueiros, podem causar um problema gigante para a rede de esgoto. E os afetados, claro, são a própria população.
E é o que tem ocorrido em alguns pontos de São João del-Rei. O Departamento de Água e Esgoto (Damae) emitiu um comunicado, nesta semana, solicitando que os contribuintes não joguem detritos sólidos na rede de esgoto para evitar o entupimento.
A rua Batista de Castro, na Vila Santa Terezinha, foi a prejudicada da vez. A equipe da autarquia, inclusive, fez um vídeo dos detritos que foram retirados da rede da região.
E não somente objetos e detritos sólidos podem afetar. O tradicional óleo de cozinha também. Quando descartado na pia ou no bueiro causa sérios danos para o meio ambiente e para a infraestrutura do saneamento do município.
Em ocasião passada, o assessor de comunicação da prefeitura de São João del-Rei, Jairo Vieira, disse que funcionários de uma lanchonete despejaram óleo quente em um bueiro no centro da cidade.
Especialistas explicam que ao ser misturado com a água, o óleo se solidifica, obstruindo a rede de esgoto, o que provoca entupimento e mau cheiro.
Só para se ter uma ideia, ao passar pelo ralo, um litro de gordura é capaz de poluir cerca de um milhão de litros d’água, contaminando córregos, rios ou solo que tiver contato. Sem contar que afeta o ecossistema e a vida dos animais.
A orientação é descartar objetos e detritos nos pontos corretos e específicos. Já o óleo usado pode ser entregue para coletores voluntários que trabalham com reciclagem. O Gilmar do Óleo é um deles. Ele busca as garrafas de óleo acumuladas em qualquer ponto da cidade e faz sabão com o produto. O telefone para contato é o 9 9997-1234.