Emboabas

São João del-Rei ultrapassa a marca de 100 casos positivos para dengue e de outra centena para chikungunya em 2023

O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulgou, nesta quarta-feira (12), o mais recente boletim epidemiológico com os números da dengue, chikungunya e zika vírus. De acordo com o documento, até o momento, a cidade registra 109 casos positivos para dengue e 105 para chikungunya.

Com relação à dengue, ao todo são 753 notificações – 338 casos aguardam resultado e 306 testes deram negativo. Já para a chikungunya são 172 notificações. Deste número, além dos confirmados, 43 casos deram negativo e 24 aguardam resultado. Quanto ao zika vírus, até o momento, nenhuma confirmação ou notificação foi registrada.

Devido aos números alarmantes da cidade, a população precisa redobrar a atenção e os cuidados com água parada. Qualquer recipiente que permita o acúmulo de água parada pode se tornar um foco em potencial para a reprodução do Aedes aegypti.

Pneus, vasos de planta, caixa d’água, bandeja da geladeira, calhas, galões, baldes, garrafas e entulho estão entre os principais criadouros do mosquito. Por isso, a população também deve ajudar a combatê-lo, eliminando os pontos “clássicos” de retenção de água das chuvas nos domicílios.

Também é possível denunciar focos de água parada pelo Tele-dengue, através do telefone 3379 1565.

Sair da versão mobile