Motivada pelas demandas de profissionais e escolas do Campo das Vertentes, a Associação Pro Autistas (ASPAS) viu a necessidade de montar um projeto pensado para professores, terapeutas, familiares de autistas e pessoas autistas, com o intuito de disseminar a informação e conscientizar sobre a temática, desmistificando o transtorno do espectro autista e trazendo as principais e mais atualizadas informações.
O 1º Simpósio Sobre Autismo do campo das vertentes, acontece até o dia 14 de abril. O evento será online, e para participar, basta acessar o link na bio do perfil do instagram @associacaoproautistas
O simpósio segue o seguinte cronograma:
SEGUNDA-FEIRA – 10 ABRIL
19h – ABERTURA com Tereza Raquel Pugliese Diretora da ASPAS – A importância do acolhimento das famílias que chegam à ASPAS.
20h30 – O psicólogo Matheus Prenassi, faz uma palestra sobre: “Diagnóstico Precoce: o que dizer para um cuidador que se preocupa com os sinais de autismo?”
TERÇA-FEIRA – 11 ABRIL
19h Palestra da psicóloga Silvana Santos: “O que é ABA?”
20h30 a fonoaudióloga Juliana Teixeira, fala sobre Transtornos Motores da Fala
QUARTA-FEIRA – 12 ABRIL
– 19h a nutricionista Jaíne Nascimento fala sobre a “Educação Nutricional e Autismo”
– 20h Dilceia Paiva e Karla Possato, falam sobre o “Plano de Desenvolvimento Individualizado: um compromisso com a inclusão”
– 21h O advogado André Monteiro Vianna fala de “Temas atuais sobre o direito no TEA”
QUINTA-FEIRA – 13 ABRIL
– 10h a psicóloga Fernanda Oscar fala sobre o “Projeto UNI Duni Tê: a importância do brincar para o desenvolvimento infantil”
-19h a Musicoterapeuta Aline Gonçalves apresenta sobre a “Musicoterapia e Autismo: as habilidades musicais da pessoa com TEA”
– 20h30, Daniele Muffato fala sobre a educação Inclusiva: os desafios e os direitos das PCD’s
Encerrando o simpósio, na sexta-feira – 14 ABRIL
– 19h a Enfermeira Tatiane André fala sobre a Sexualidade e Autismo
– 20h a psicóloga, Letícia Grossi mostra a “importância do diagnóstico tardio”
21h o Artista Bruno Grossi fala um pouco mais sobre o livro “DoroTEA A Peixinha Autista”
Vale lembrar que durante todo o mês de abril, a campanha Abril Azul difunde a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A campanha tem como objetivo difundir informações sobre o TEA, conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao TEA e cercear discriminações e preconceitos.
Em São João del rei, a Associação Pro Autistas, APAS, preta ajuda e apoio às pessoas autistas, a sede da ASPAS está localizada a Rua Bento Ernesto, número 147, no bairro Dom Bosco e atende telefone 9 8851 3391.