São João del-Rei registrou 113 ocorrências por violência doméstica, nos dois primeiros meses do ano, alta de 46,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 47 boletins em janeiro e 66 em fevereiro. O dado foi apresentado pela delegada Bruna Carla Alves, titular da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher, ao programa ‘Em Foco’, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação.
A maioria das ocorrências relata agressão física, lesão corporal e vias de fato.
Analisando apenas fevereiro, o balanço impressiona. O número de boletins saltou de 38 no ano passado para 66 este ano, alta de 73%. Questionada sobre essa escalada da violência, a delegada explica que as mulheres podem estar denunciando mais. “Nós não sabemos se o aumento desses registros simboliza o aumento de ocorrências de fatos relacionados à violência doméstica e familiar. Pode ser, na verdade, um aumento de denúncias. É raro eu atender uma vítima que diz estar sofrendo a primeira agressão. Geralmente, é uma situação que já vem ocorrendo ao longo da vida e chega um momento em que a vítima decide tomar uma providência”.
Denunciar pode ter ficado mais fácil pela abertura de novos canais diretos de comunicação com as polícias militar e civil. “Principalmente agora, em março, nós fizemos palestras nas escolas, lives com a OAB pelo Facebook; tudo para estimular as mulheres a denunciar. Então, pode ser também o maior acesso a informação”.
Sem contar os telefones. Tem o 190 da Polícia Militar, o Disque 100 para Violação dos Direitos Humanos e o Disque 180, que é a Central de Atendimento à Mulher.
A entrevista completa com a delegada Bruna Carla Alves está disponível em som e vídeo no facebook.com/radioemboabas.