Emboabas

Ofício de Trevas, uma tradição secular celebrada na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei

Celebrado na quarta-feira santa, o Ofício de Trevas é uma tradição secular da Igreja Católica realizada na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei.

O Ofício de Trevas marca a Semana Santa na histórica cidade, há mais de 300 anos. A cerimônia é dividida em três e é realizada na quarta, sexta e sábado santo. O nome “Ofício” significa que ele faz parte da Liturgia das Horas. Já a expressão “de Trevas” vem da meditação sobre os sentimentos experimentados por Jesus em sua Paixão.

O Ofício de Trevas é dividido em duas partes. Durante o rito, as atenções são voltadas para o tenebrário, um grande candelabro triangular, com 15 velas. Ao final da leitura de cada salmo, uma vela é apagada. Apenas uma vela, no vértice, é mantida acesa e levada para trás do altar. Esta vela representa Jesus Cristo, a luz do mundo, que nunca se apaga.  

Quando a vela está escondida, todas as luzes da igreja são apagadas. É o momento das trevas, na qual os fiéis batem com o pé no chão. Em seguida, as luzes são novamente acesas, anunciando que Cristo ressuscitou.

Você pode acompanhar o “Ofício de trevas”, a partir das 19h, pela Emboabas 96,9 + Música e pelo canal do YouTube Radio Emboabas Oficial.

Sair da versão mobile