No último sábado, 18 de março, o Athletic se despediu do Campeonato Mineiro de 2023, após perder de 1×0 do Atlético. Como o Galo jogava por dois resultados iguais, se classificou para mais uma final do estadual, ao devolver o resultado conquistado pelo Athletic em São João del-Rei.
A temporada de 2023 começou muito bem para o Athletic, que faturou a Recopa Mineira ao vencer o Democrata de Governador Valadares por 1×0. No campeonato mineiro, na primeira fase foi o segundo melhor colocado com 62% de aproveitamento. Foram 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Se consagrando o melhor time do interior, pelo segundo ano consecutivo. Com 13 gols feitos, e oito sofridos.
Na semifinal, surpreendeu ao vencer o Atlético em Joaquim Portugal por 1×0. No jogo da volta, o Atlético venceu por 1×0, mas com lance polêmico. O goleiro Everson bateu com a mão no rosto do Nathan dentro da grande área, o VAR chamou o árbitro de campo, mas a decisão foi de não marcar a penalidade máxima. A despedida do Athletic pelo estadual, também marcou a despedida do técnico Roger. O técnico vai fechar com o Pouso Alegre para treinar a Série C do Brasileiro. Com isso, a SAF vai precisar de procurar um novo nome para o resto da temporada.
Outros contratos também se encerraram e, novos reforços devem ser anunciados para o restante da temporada. A Série D do Brasileiro começa no dia 06 de maio, com o Athletic enfrentando o Nova Iguaçu fora de casa. Os clubes terão o direito de inscrever até 50 jogadores na competição nacional de futebol. A data limite para inscrição será 4 de agosto.
As 64 agremiações esportivas ficaram dividas em oito grupos regionalizados, respeitando o formato das últimas edições do torneio. Os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Ao todo, 14 rodadas serão disputadas. Os quatro melhores colocados de cada chave avançarão para a segunda fase da Série D do Brasileirão; no conhecido modelo de mata-mata. As quatro melhores equipes classificadas subirão para a Série C de 2024. Neste ano, a CBF distribuirá R$ 25 milhões para os participantes do campeonato. Pela primeira fase, cada clube vai receber R$300 mil – pagos em três parcelas.
O Athletic está no Grupo 6, ao lado de Nova Iguaçu, Democrata GV, Santo André, Portuguesa-RJ, Real Noroeste-ES, Vitória-ES e Resende.