Emboabas

Ao longo de 2023, São João del-Rei soma 376 notificações para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

De acordo com dados do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, divulgados na sexta-feira, dia 17 de março, a cidade acumula 376 notificações para doenças causadas pela picada do mosquito Aedes. A cidade registrou 310 casos notificados de Dengue, dos quais 33 já foram confirmados e 156 permanecem sob investigação, e 121 foram descartados. Para Chikungunya, foram registrados 66 casos prováveis da doença, desse total 34 foram confirmados e 32 aguardam o resultado dos exames.

Quanto ao Zika vírus, até o momento nenhuma confirmação ou notificação foi registrada no município. O estado de Minas Gerais vem enfrentando um aumento de casos em vários municípios, o que preocupa as autoridades de saúde.

Por isso, a população precisa redobrar a atenção e os cuidados com água parada.

Qualquer recipiente que permita o acúmulo de água parada pode se tornar um foco em potencial para a reprodução do Aedes aegypti. Pneus, vasos de planta, caixa d’água, bandeja da geladeira, calhas, galões, baldes, garrafas e entulho estão entre os principais criadouros do mosquito. Por isso, a população também deve ajudar no combate ao mosquito ao eliminar os pontos “clássicos” de retenção de água das chuvas nos domicílios.

Também é possível denunciar focos de água parada pelo tele-dengue, através do telefone: 3379 1565.

Sair da versão mobile