A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em São João del-Rei na manhã desta sexta-feira, dia 17 de março. A ação faz parte das investigações da operação Lesa Pátria, que investiga pessoas que participaram ou financiaram os atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro, em Brasília.
De acordo com informações da Rádio Itatiaia, a PF prendeu preventivamente o advogado Marco Túlio Rios Carvalho, de 35 anos, membro da Direita Forte SJDR. O advogado chegou a ser preso em janeiro após participar dos atos. Na época, Marco Túlio usou as redes sociais para compartilhar relatos sobre os atos, e afirmou não ter participado de nenhuma ação contra o patrimônio público.
A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a PF e foi informada de que o órgão não fornece dados dos investigados e status da investigação ou qualquer informação relacionada a eventuais investigações criminais. No entanto, confirmou a operação na cidade na manhã desta sexta-feira.
Pelo site oficial, a Polícia Federal informou que policiais federais cumpriram 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal nesta sexta-feira. Sem citar nomes de cidades e de envolvidos. Ao final da publicação, o órgão pede para aqueles que tenham informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, envie informações para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.