Emboabas

Pais questionam a falta de funcionários para manter creches de São João del-Rei abertas em tempo integral

Ter uma creche perto de casa sempre foi um sonho para muitas famílias.

Finalmente, no início de fevereiro, o que parecia distante se tornou realidade. Quatro novas creches foram inauguradas em São João del-Rei.

Os bairros contemplados foram: Araçá, Bonfim, Colônia do Marçal e Lombão.

A infraestrutura das unidades ficou completa, com salas, brinquedoteca, área externa para atividades e recreação, cozinha e refeitório.

Mas quando os alunos chegaram, nem tudo estava nos conformes.

Há um mês, a Rádio Emboabas tem recebido, com frequência, reclamações de ouvintes no Boca no Trombone, transmitido pela 92,7 FM.

Tudo começou com o relato de uma mãe que circulou nas redes sociais. Ela falou sobre um incêndio que ocorreu no padrão de energia da creche do Bonfim. Após o episódio, todas as unidades foram vistoriadas, as falhas identificadas e reparadas. Algumas delas, a falta de capina para evitar bichos peçonhentos e até possível vazamento de gás.

Porém, na sequência, outro problema: a falta de funcionários para manter o funcionamento integral de todas as creches. O horário de abertura teve de ser reduzido.

Uma ouvinte contou ao Boca: “Falta funcionários. Horário, cada dia é um. Está tumultuando a rotina das mães que trabalham fora”. Completou dizendo: “Não sei qual critério é usado para colocação das crianças. Quem mora no Matosinhos foi colocado na Colônia. E tem criança da Colônia no Matosinhos. Vai entender”.

Essas questões foram levantadas pelos ouvintes também durante o programa “Debates Emboabas”, que, no início deste mês, recebeu membros do Conselho Tutelar.

Nossa equipe de jornalismo fez contato com a Secretaria Municipal de Educação para saber quais medidas foram tomadas para resolver os problemas e aguarda retorno.

Sair da versão mobile