Emboabas

Audiência pública discute liberação de empréstimo de R$ 15 milhões para o Damae, nesta segunda-feira (06)

A aprovação da contratação de empréstimo pelo Departamento de Água e Esgoto (Damae) de São João del-Rei vai ser discutida em audiência pública, nesta segunda-feira (06). O objetivo é ouvir o que a comunidade pensa sobre o projeto de lei 7848. A reunião é aberta ao público e está marcada para às 18h, no plenário da casa legislativa.

De autoria do executivo, o texto solicita empréstimo no valor R$ de 15 milhões para o Damae, via Caixa Econômica Federal. A autarquia diz que esse recurso é indispensável para combater os constantes problemas de falta d’água na cidade. Isso porque a atual situação financeira do departamento seria crítica e impede a realização de obras.

Em entrevista recente, o diretor do Damae, Jorge Hannas, disse que o maior causador da falta d’água na cidade é a rede precária de distribuição

Se aprovado, o recurso será investido na troca de cerca de 40 Km da rede de esgoto da cidade; na instalação de uma Estação de Tratamento de Água com capacidade de 10 milhões de litros d´água, no Matosinhos; na compra de reservatórios de água para evitar o desabastecimento quando houver problemas nas bombas; dentre outras ações.

Diante do alto valor que a autarquia solicita para empréstimo, o projeto tem gerado discussões. Inclusive, ouvintes já comentaram sobre o assunto. Se por um lado há quem acredite que o dinheiro vai ser importante, tem quem pense que o pedido de crédito possa piorar a situação econômica da autarquia, já que o índice de inadimplência dos clientes é bastante elevada. Cerca de 50% não pagam as contas, segundo o Damae.

A audiência pública para debater o projeto acontece, nesta segunda-feira (06), às 18h, no plenário da Câmara Municipal, no centro da cidade.

Sair da versão mobile