Emboabas

Operação ‘Penalidade Máxima’ cumpre mandados em São João del-Rei; grupo é investigado por manipular resultado de partidas de futebol profissional

Ministério Público de Goiás (MPGO)

Uma operação expedida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu, na manhã desta terça-feira (14), mandados de prisão temporária e busca e apreensão em São João del-Rei e outros cinco municípios. São eles: Goiânia (GO), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Porciúncula (RJ).

A operação batizada de ‘Penalidade Máxima’ investiga uma associação criminosa suspeita de manipular resultados de partidas de futebol profissional.

Elementos apontam que atletas eram influenciados, por exemplo, a cometer pênalti no primeiro tempo dos jogos para alterar os placares.

O objetivo era fazer com que o grupo ganhasse apostas esportivas de altos valores.

Se tudo ocorresse dentro do combinado, os jogadores recebiam parte dos ganhos. A estimativa é que cada suspeito tenha recebido aproximadamente R$ 150 mil por aposta. 

As investigações indicam que o grupo atuou em, pelo menos, três partidas realizadas no final do ano passado, na série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Os valores envolvidos no esquema podem ultrapassar os R$ 600 mil.

Os criminosos podem ser levados a prisão por crimes enquadrados no Código Penal e no Estatuto do Torcedor.

A operação teve apoio das Polícias Militar, Civil e Penal de Goiás; dos Gaecos de Minas Gerais e Mato Grosso; do Cyber Gaeco de São Paulo; e do Centro de Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile