Emboabas

38º Batalhão de Polícia Militar reforça esquema de segurança para o carnaval de São João del-Rei e região

Foto: Google Street View

O 38º Batalhão de Polícia Militar de SJDR planejou um forte esquema de segurança para as festividades de carnaval da cidade história e de outros 17 municípios da região. A operação já começou monitorando os primeiros blocos que desfilaram no fim de semana.

Em entrevista à Rádio Emboabas, o Sargento Samuel disse que a expectativa é que o público cresça bastante, por ser o primeiro carnaval pós pandemia. Prevendo a grande movimentação, reuniões foram realizadas com os comandos de frações e companhias.

Um dos focos é a segurança no trânsito, já que as bebidas alcóolicas fazem parte da folia e muita gente acaba exagerando um pouco na dose. Para evitar qualquer tipo de acidente, a PM lançou a Operação Lei Seca. “A Polícia Militar preocupada com isso, com o pós festa, o retorno pra casa, a Polícia está lançando a Operação Lei Seca, para conscientizar os foliões, para que possam fazer o uso moderado de álcool e se utilizar o álcool não dirigir. De preferência, não dirigir, utilizar o serviço de transporte público, os táxis, ou o serviço de mobilidade urbana de preferência do folião.”

Tem outras orientações para os foliões. Quando o batuque estiver vibrando, atenção redobrada com os celulares. “Nós orientamos que o folião guarde o celular com segurança, não o deixe a mostra, por exemplo, no bolso de trás. As mocinhas tem mania de deixar o celular com metade aparecendo no bolso de trás, não faça isso! Guarde com segurança. Se precisar utilizar o celular, procure um lugar seguro, de preferência um local fechado, dentro de um banheiro ou algo nesse sentido. Porque quando você vai utilizar o celular, automaticamente você fica um pouco desatento.”

Também evite confusões. Se necessário, procure pela polícia. “Evite brigas! Carnaval não é lugar de brigas, carnaval é lugar para você dançar, se divertir, pra enfrentar o ano que vem pela frente. Se você for provocado por alguém, te esbarrou, e provocou, procure a guarnição da polícia Militar, nós estaremos em locais sempre visíveis para o folião, peça ajuda, orientação.” Samuel lembrou que a polícia militar trabalha tentando prever os fatos, a fim de reduzir os crimes violentos. Disse que foi assim que o 38º alcançou marcas importantes. “Desde 2017 nós registramos apenas 12 crimes violentos, nos carnavais dos 18 municípios da nossa região. Estamos falando de 18 municípios, aproximadamente 260 mil

Sair da versão mobile