Emboabas

Associação de Apoio à Pessoa Oncológica e ao Idoso (AAPOI) de São João del-Rei realizou mais de 4 mil atendimentos em seu primeiro ano de fundação

A Associação de Apoio à Pessoa Oncológica e ao Idoso (AAPOI) de São João del-Rei celebra, nesta semana, um marco: seu primeiro aniversário.

Fundada em 24 de janeiro de 2022, a instituição nasceu para oferecer suporte às pessoas que estão em tratamento contra o câncer ou já venceram a doença e para os idosos.

Em entrevista ao Em Foco, transmitido pela 92,7 FM, a vice-presidente da AAPOI, a assistente social Leila Márcia, disse que o aniversário é um grande registro.

Estava alegre com as vitórias alcançadas e por ter conseguido vencer obstáculos. Um deles: conseguir atender os usuários mesmo sem ter todos os recursos necessários.

A solidariedade de amigos e voluntários foi fundamental. “Nós conseguimos nesse período, parcerias, nós temos o Uniptan, que faz um trabalho maravilhoso com a fisioterapia, nós temos também a UFSJ, que no dezembro laranja, juntamente com a Dra. Valéria, fizeram uma palestra maravilhosa, utilizaram 5 salas para fazer atendimentos médicos. Essas parcerias que nos ajudam, a cada mês que estamos mais apertado, chega uma coisa nova para nos ajudar e os doadores.”

Ao longo deste primeiro ano de funcionamento, a instituição realizou mais de 4 mil atendimentos, desde avaliações médicas ao apoio emocional. “Os atendimentos com a assistência social, atendimentos com a fisioterapia, que foram 528 sessões. Atendimentos com as psicólogas, foram 235, com o advogado, que é um advogado voluntário, quando é necessário entrar com pedido de medicamento de alto custo, ele faz esse trabalho gratuito, nós tivemos 2. Tivemos também mais 1960 entregas de benefícios, porque eu mesma faço a entrega, e agente conta como atendimento.”

Sem contar os eventos de conscientização, confraternização e educativos.

Leila aproveitou a ocasião para anunciar que, neste ano, a AAPOI deve crescer ainda com o fechamento de novas parcerias e promoção de oficinas e eventos.

Para conferir a entrevista completa com a vice-presidente da associação, em som e imagem, acesse o emboabas.com/radioemboabas.

Sair da versão mobile