Pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção podem receber qualquer tipo de vacina em casa. Basta realizar um pré-agendamento com a Unidade Básica de Saúde mais próxima via telefone. Quem explica é a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei, Katiuscia Canaã. “Aqueles acamados, vão procurar uma unidade de saúde e fazer um pré-agendamento também, porque temos que ver a questão do transporte, mas o carro do munícipio vai até a casa e leva a vacina.”
Atualmente, 20 vacinas são oferecidas a crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, de graça, pelo SUS, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Todas estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades básicas.
Katiuscia ressalta a importância de manter o cartão de vacinas em dia. “Vacinas são seguras, eficazes, são gratuitas e tem disponíveis nas unidades, por que não vacinar? Imagina só uma doença instalada, pode deixar sequelas graves ou levar a óbito, se temos o remédio ali, disponível pelo SUS, a melhor medida é trabalhar com prevenção.”
Uma das principais campanhas em andamento é a de imunização contra a Covid-19. A enfermeira alegou em entrevista ao ‘Em Foco’ que o índice de cobertura vacinal com a primeira e segunda doses, em São João del-Rei, é positiva. Mas a dos reforços – terceira e quarta doses – está longe do ideal, o que pode prejudicar toda a comunidade.
Levantamento divulgado na primeira semana de janeiro aponta que do público com 18 anos ou mais, 68,6% haviam recebido a terceira dose. E dos adultos com 40 anos ou mais, apenas 52,16% tomaram a quarta dose.
Além do combate à Covid-19, a Secretaria de Saúde está orientando a população a partir dos 16 anos a se vacinar contra a meningite o mais breve possível.