O primeiro passo para que seja possível iniciar as obras de renovação da rede de abastecimento de água de São João del-Rei já foi dado pelo Damae.
Pelo menos é o que confirmou o diretor da autarquia, Jorge Hannas, em entrevista ao programa independente da prefeitura, transmitido pela 92,7 FM Emboabas + Informação.
Jorge disse que enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que solicita a aprovação de um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 16 milhões.
A expectativa é que os vereadores avaliem o pedido ainda no mês de fevereiro. “Agora o projeto sendo encaminhado, vai ser feita a leitura. O prefeito também já encaminhou um projeto a respeito desse empréstimo junto à Caixa, a Câmara vai analisar, aprovar ou não. Eu espero que aprove, pois seria um benefício, um avanço muito grande para São João del-rei. Eu espero, ainda em fevereiro, com o retorno da Câmara, porque de qualquer forma, eu vou me afastar, tenho que fazer duas cirurgias.”
Se aprovado, o recurso será investido na troca de cerca de 40 Km da rede de esgoto da cidade; na instalação de uma Estação de Tratamento de Água com capacidade de 10 milhões de litros d´água, no Matosinhos; na compra de reservatórios de água para evitar o desabastecimento quando houver problemas nas bombas; dentre outras ações.
O diretor alegou que a expansão de São João del-Rei afeta o abastecimento de água, já que o volume disponível hoje é o mesmo de décadas atrás, quando a população era menor.
Mas, segundo Jorge, este não é o principal problema. O maior causador da constante falta d’água é a rede precária de distribuição. Por isso, a necessidade urgente do empréstimo. “O problema de falta de água em São João del-Rei, não é devido aos mananciais, o problema de falta de água na cidade, são as redes de distribuição. Redes obsoletas, entupidas, já ultrapassadas, que não dá condições da água fluir nessa tubulação.”
A câmara de vereadores está em recesso, neste mês de janeiro. A previsão é que o projeto seja colocado em pauta para discussão em plenário, em fevereiro.