Um verdadeiro desafio. É isso o que os motoristas tem enfrentado ao dirigir pelas rodovias do Campo das Vertentes. As fortes chuvas que atingiram a região no fim de dezembro e na primeira quinzena de janeiro deixaram as estradas em situação precária e perigosa.
Na MGC 494, que liga São João del-Rei a BR 381, passando por São Tiago, há inúmeros trechos completamente destruídos. Estão cheios de buracos e valas que tomam até mesmo mais de meia pista. Uma delas bloqueou parte da estrada sentido cidade histórica. Cones foram colocados ao redor para alertar os motoristas.
Também tem dois trechos onde pequenas partes dos barrancos laterais cederam, espalhando terra. Uma placa de sinalização quebrou e, no domingo, estava no meio da pista.
Na BR 265, que liga São João del-Rei a Lavras, a situação é a mesma. Diversos pontos estão cheios de buracos e valas profundas. Motoristas tem, inclusive, mexido na rotina, já que viajar à noite, neste momento, não é uma opção por causa dos riscos.
A Rádio Emboabas recebeu relatos de pessoas que testemunharam acidentes graves de condutores que tentavam desviar de buracos. Sem contar os carros com pneus estourados que, frequentemente, são vistos no acostamento da pista.
Com a redução das chuvas, a expectativa é que as concessionárias responsáveis pelos trechos deem início às obras de reparo. Principalmente, dos quilômetros mais afetados.
A quem vai pegar estrada, a orientação é trafegar com o máximo de cautela, respeitando os limites de velocidade.