Emboabas

Vigilância epidemiológica de SJDR alerta sobre baixa cobertura vacinal de doses de reforço contra a Covid-19

No mês de dezembro de 2022, São João del-Rei voltou a registrar um número alto para casos de Covid-19. Foram 1.108 casos positivos no município e dois óbitos. Desde o início da campanha de vacinação contra a doença, especialistas alertam que a melhor forma de prevenir a forma grave da doença é a vacinação.

De acordo com a Enfermeira da Vigilância epidemiológica de São João del-Rei, Katiuscia Canaã, o município registra um baixa cobertura vacinal com as doses de reforço contra a covid-19. “Infelizmente a nossa cobertura ainda está muito baixa. A atual cobertura para adultos, relacionada à primeira dose da vacina contra covid-19 está em 96,12%, até então uma porcentagem considerável. A segunda dose da vacina 93,34%, a segunda dose de reforço para o público de 40 e mais, ainda está 52,16%. Para aquele público que foi liberada a terceira dose, dos 18 aos 39 anos de idade, o primeiro reforço está em 68,62%. Tem que melhorar essa cobertura, as pessoas precisam procurar as Unidade de Saúde para vacinação.”

A enfermeira alerta sobre a necessidade da dose de reforço. “Essa vacina vai surgindo os reforços porque o vírus vai mutando, tem as variantes. Conforme os estudos e perfil epidemiológico, o ministério vai liberando mais doses para aquele público alvo porque vai diminuindo a imunidade. As pessoa ás vezes se enganam, “ah eu já vacinei duas doses, já foi liberada a terceira, mas eu nunca peguei Covid” ou então “eu já peguei”. Gente, não está imunizado, tem que ser o esquema completo disponibilizado pelo Ministério da Saúde.”

As vacinas contra covid-19 estão disponíveis em todos os postos de saúde do município. No entanto, a recomendação é ligar para agendar a vacinação. Uma vez que cada unidade trabalha com um horário de funcionamento.

Sair da versão mobile