O troféu do Campeão da Recopa Mineira 2022 ficou em São João del-Rei. Em uma tarde quente no Estádio Joaquim Portugal, o Athletic Clube começou a temporada de 2023 conquistando um título ao vencer o Democrata de Governador Valadares por 1×0. O gol do título foi contra de Gabriel Marques, zagueiro do Democrata GV, aos 45 do segundo tempo. O Athletic que disputou o título pela boa atuação em 2022, quando foi o Campeão do Interior, agora tem mais um troféu inédito para a galeria.
Os primeiros 45 minutos de bola rolando foi tecnicamente fraco. A torcida fazia a festa, e a expectativa era grande para acompanhar o time escalado por Roger Silva. Na lateral direita, Patric, e lá na frente Sassá. Os dois grandes nomes anunciados pelo Esquadrão de Aço para a temporada de 2023.
A grande chance do Athletic aconteceu aos 27 minutos, quando Lucas Balardin obrigou uma boa defesa de Glaycon. Denivys, arqueiro do Athletic também trabalhou bem quando Gabriel Porquinho ameaçou abrir o placar para a equipe do Democrata. Quem ameaçou também foi a chuva, que apesar de ter rondando o Joaquim Portugal não caiu, assim com o zero não saiu do placar.
O segundo tempo foi muito superior aos minutos iniciais. Sobretudo com as entradas de Gui Mendes, Antônio Falcão e Douglas Pelé. As equipes ficaram com 10 cada, depois da confusão entre Torrão do Athletic e Brandão da equipe de Valadares, os dois foram para o chuveiro mais cedo. O Athletic ameaçou por diversas vezes. Falcão cobrou falta e quase marcou aos 18 minutos, com bela defesa de Glaycon e acertou o travessão aos 28. Enquanto o Esquadrão chegava, o Democrata fazia cera a todo tempo com jogadores precisando de atendimento médico em várias oportunidades. Aos 40 minutos do segundo tempo, Gui Mendes foi derrubado dentro da grande área e o árbitro assinalou pênalti. Sassá pegou a bola e chamou a responsabilidade para si, não deu. O atacante de paradinha entregou o canto que ia chutar, e Glaycon defendeu.
A placa já havia anunciado mais 13 minutos de bola rolando, quando aos 45 minutos, Alason Carioca cruzou da direita, Gabriel Marques desviou contra o patrimônio, a bola encobriu Glaycon e entrou no segundo pau. A torcida que entoava gritos de olé pelo amplo domínio do Athletic no segundo tempo, terminou gritando campeão em uma tarde histórica para o futebol são-joanense.
Com a suspensão do início do Campeonato Mineiro determinada pelo STJD, Athletic e Democrata GV ainda não sabem quando irão estrear pelo Estadual. O Esquadrão de Aço pega o Tombense, em São João del Rei. A Pantera recebe o Democrata SL, no Mamudão, em Governador Valadares.