A quarta dose, ou a segunda dose de reforço da vacina contra covid-19 em São João del-Rei está liberada apenas para o público maior de 40 anos. A enfermeira do setor de epidemiologia da cidade, Katiuscia Cannã, explica que a liberação da vacina depende de um aval do Ministério da Saúde. “O ministério da saúde, deu um posicionamento em dezembro, dizendo, que até então, o público para o segundo reforço, ou quarta dose, seria de 40 anos e mais. Justamente porque o ministério trabalha com estudos científicos, com perfil epidemiológico não só a nível de Brasil, como mundial. Ainda segundo o parecer do Ministério da Saúde, não foi observado uma eficácia de um segundo reforço, ou quarta dose, para menores de 40 anos.”
Questionada sobre a liberação da quarta dose vacina para o público com menos de 40 anos em algumas cidades, Katiuscia explica que a decisão é individual e de responsabilidade do município. “Foi muito questionado, estivemos em reunião com a nossa regional em dezembro, a vigilância epidemiológica, coordenação da atenção primaria e secretária de saúde, foi onde o Ministério deu esse parecer. Caso haja, nesses municípios que liberaram por responsabilidade própria, qualquer reação da vacina, o Ministério se isenta da responsabilidade porque não teve estudo científico naquela faixa etária. Em relação ao quantitativo para atender a demanda, o Ministério da Saúde diz que não tem como suprir a demanda de um público que não foi liberado.”
A enfermeira destaca que no momento as pessoas que já podem receber a quarta dose devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para atualizar o cartão de vacinas. A cobertura ainda está bem abaixa do ideal, que é de 95% do público vacinado. “Por isso que nós reforçamos: para quem já foi liberado, realmente a cobertura está muito baixa. Como eu disse, para adultos, a quarta dose para maiores ou igual a 40 anos, ainda está em 52,16%, então a gente precisa melhorar o reforço desses grupos que já foram liberados pelo Ministério da Saúde, melhorar essa cobertura em mais de 95% pra gente garantir a imunidade de rebanho.”
As vacinas contra covid-19 estão disponíveis em todos os postos de saúde do município. No entanto, a recomendação é ligar para agendar a vacinação. Uma vez que cada unidade trabalha com um horário de funcionamento.