Emboabas

Campanha Janeiro Branco acende alerta para a saúde mental

A campanha Janeiro Branco visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. Ela foi criada com o objetivo de destacar o valor e a necessidade de cuidar do psicológico, acolher quem precisa da ajuda de especialistas e ajudar a prevenir doenças mentais. 

Durante o mês de janeiro, a campanha incentiva a população a compartilhar informações, debater o tema e promover ações de fortalecimento da saúde mental. A campanha que visibiliza a necessidade de cuidar da saúde mental e de se informar sobre ela. Como ressalta a mestre em psicologia Raquel Lázara.

 “A Campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014, o objetivo era trazer à tona questões sobre a saúde mental e emocional das pessoas, falar sobre as questões da saúde mental e fomentar isso.”

A saúde mental é extremamente importante para o bem-estar geral, mas hábitos como o excesso de trabalho, a falta de sono, o uso excessivo de redes sociais e o isolamento social podem ter um efeito negativo significativo na saúde mental. Além desses hábitos, entender o contexto da vida das pessoas e saber a origem da ansiedade, estresse, depressão e até mesmo transtornos psicológicos.

“São questões que acabam adoecendo, a gente precisa pensar na saúde mental das pessoas e o cuidado da saúde mental. A gente precisa pensar na saúde mental para além de todas essas questões. É importante a gente identificar a origem dos transtornos mentais, não tem como cuidar da ansiedade de uma pessoa, não é só medicamentar, é preciso também entender o contexto de vida cada uma delas”.

Portanto, é importante adotar hábitos que promovam a saúde mental, como manter um horário regular de sono, praticar atividades físicas regulares, passar tempo com amigos e familiares e reservar tempo para relaxar e se divertir.

Sair da versão mobile