Emboabas

Planejamento financeiro pode ser a salvação para quitar boletos de início de ano

Do natal ao ano novo é só alegria! Festividades, compras, presentes à vontade! Só que uma hora a conta chega. E o problema maior é que em janeiro não chegam apenas os boletos do mês anterior; vêm os dos meses seguintes também: IPVA, licenciamento de veículos, compras de material escolar, seguros, sem contar os imprevistos.

Em meio a esse mar de contas é preciso se organizar. O primeiro passo é quitar as dívidas pendentes. Para pesar menos no bolso, tente renegociar diretamente com as empresas ou estabelecimentos.

Depois, vida nova! Crie o planejamento financeiro da sua família; discuta quais são os gastos essenciais e aqueles que podem ser cortados.

E não precisa de muita coisa para fazer um planejamento completo. Basta um velho bloquinho que esteja na gaveta de casa. Ou se preferir, um simples aplicativo no celular. Ver em detalhes, em mãos, os seus compromissos financeiros ajuda muito. Assim, você vai ter uma noção clara e real de quanto vai gastar em cada mês do ano.

Não se esqueça de anotar as datas de vencimento de todos os boletos, dos pendentes e dos que ainda vão bater a porta. Também indique o nível de prioridade de cada um.

Por último, tente criar uma reserva financeira ao longo do ano, nem que seja minúscula. Esse pouquinho pode ser a salvação diante de um imprevisto ou surpresa.

Sair da versão mobile