Ruas escuras após lâmpadas queimadas, postes danificados, e outros problemas com iluminação pública. Essas, inclusive, são reclamações constantes no quadro “Boca no Trombone”, transmitido pela Rádio Emboabas Mais Informação.
Em São João del-Rei, os serviços de manutenção da iluminação pública são oferecidos pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes – o CIGEDAS.
Portanto, caso a população esteja com problemas na iluminação pública, como lâmpadas queimadas e até mesmo lâmpadas que permanecem acessas ao longo do dia, deve entrar em contato, via telefone ou por aplicativo, como explica a Secretaria Executiva do Cigedas, Kassiana Arantes. “A manutenção é pauta no seguinte: nos chamados através do 0800 0331825, Whatsapp 31 9 9222-0496 e pelo aplicativo VLuminun Cidadão. O chamado registrado nos ajuda fiscalizar, inclusive a fiscalizar a própria empresa, porque se não existe o chamado, ainda que haja a reclamação, às vezes o próprio consórcio enquanto gestor do contrato não tem conhecimento.”
Kassiana também explica sobre os prazos para que os problemas sejam solucionados. “O atendimento numa forma normal, um ponto apagado, ele tem que reparado até 72 horas e assim gradativamente a depender do número de pontos apagados numa via. Por exemplo, 3 pontos ele tem que ser feito em até 48 horas. Quanto mais pontos apagados consecutivos, menor o prazo, porque a iluminação pública ali vai ficar comprometida.” Caso não seja resolvido o problema no tempo determinado, os contribuintes podem entrar em contato com o CIGEDAS.
Reforçando o número para as solicitações é o 0800 033 1825, ou ainda, WhatsApp pelo 31 99222 0496. Também é possível entrar em contato através do aplicativo VLuminun Cidadão. Reclamações podem ser feitas ainda pelo “Boca no Trombone”, na Emboabas Mais Informação. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira em quatro edições, às 08h10, 09h50, 15h50 e 17h35.