Confira as principais notícias do mês de maio de 2022 na retrospectiva jornalística da Rádio Emboabas.
Na economia o destaque foi: São João del-Rei vai ser sede de empresa holandesa especializada em soluções inteligentes para a agricultura
A SMARTKAS escolheu São João del-Rei para ser sua sede no Brasil. O protocolo de interesse foi assinado em 02 de maio. A empresa vai atuar em um terreno cedido pela prefeitura municipal, de aproximadamente 77 hectares, na Colônia do Marçal. No espaço vai ser construído um complexo de 4 a 5 estufas inteligentes e sustentáveis. O projeto vai gerar cerca de 300 empregos diretos e 2 mil indiretos para São João del-Rei e região, além de parcerias de P&D com a UFSJ. A inauguração da unidade está prevista para 2023.
Já na editoria Cidades a notícia destaque foi: 70% das obras fiscalizadas pelo Crea/MG durante força-tarefa em SJDR apresentaram irregularidades
Sete fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG) promoveram, na primeira semana de maio, uma força-tarefa para fiscalizar cerca de 170 obras e empresas em São João del-Rei. O objetivo era verificar a atuação de profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências. De acordo com o presidente do órgão, engenheiro civil Lúcio Fernando Borges, 70% das atividades fiscalizadas apresentaram irregularidades. Inúmeras construções não eram conduzidas por profissionais capacitados nem havia projetos. Os proprietários da obras foram notificados.
Na Saúde, novidade para a cidade histórica: São João del-Rei inaugurou postos de saúde no Tijuco e Fábricas
As cerimônias de inauguração das duas novas unidades também aconteceu na primeira semana do mês. Os postos estão situados no Tijuco, próximo aos residenciais Risoleta Neves I e II, e no Fábricas, na subida para o Parque de Exposições. Cerca de 5 mil pessoas foram contempladas. Participaram das solenidades o prefeito Nivaldo de Andrade, secretários municipais, vereadores, deputados federais e estaduais, dentre outras autoridades.
E na religião, muitas emoções: Monsenhor Geraldo Magela se encontrou com o Papa Francisco.
Em abril, a pedido do Bispo da Diocese de São João-del Rei, Dom José Eudes, o Papa concedeu o título de Monsenhor ao vigário geral da Diocese e Pároco da Paróquia da Catedral do Pilar, Geraldo Magela. E em 25 de maio, o religioso se encontrou com o pontífice no Vaticano, e relatou sua emoção.
Na ocasião, o monsenhor presenteou o Papa com livros e falou sobre a comemoração dos 300 anos do início da construção da Catedral.
Esta foi a ‘Retrospectiva 2022’ do mês de maio. Em breve, relembre os fatos que marcaram a região em junho.