Confira as principais notícias do mês de janeiro de 2022 na retrospectiva jornalística da Rádio Emboabas.
Na educação, a notícia destaque foi: A Universidade Federal de São João del-Rei saltou da 80ª posição, em 2019, para a 55ª, em 2021, no Ranking das Universidades Empreendedoras, publicado pela Brasil Júnior. Com o resultado, a UFSJ subiu 25 posições na classificação geral.
Os dados são levantados a partir de três fontes: percepção de alunos; posicionamento oficial das instituições; e dados de fontes secundárias. Dessa maneira, o Ranking é capaz de verificar como os alunos percebem a mentalidade empreendedora da sua própria instituição de ensino e a presença de soluções que possam se tornar modelos de negócio.
Vale lembrar que a UFSJ conta com um Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica – e dentre as ações, estão: capacitação em modelagem de negócios e propriedade intelectual; conexões com as ligas acadêmicas de empreendedorismo, as empresas Juniores e os grupos de inovação tecnológica; além de eventos sobre empreendedorismo e inovação.
Já na saúde, os destaques foram: São João del-Rei registrou em média 103,3 casos de Covid-19 por dia na última semana, o maior número da pandemia
São João del-Rei bateu um recorde na média móvel de casos de Covid-19 no início do ano. Em 19 de janeiro, a média fechou em 103,3 novos infectados confirmados por dia. O maior número médio de confirmações diárias desde o início da pandemia, apontando uma escalada de 754% e uma tendência de aceleração no ritmo de contágio pelo coronavírus. Os dados foram repassados pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (Nepe).
Primeiro LIRAa do ano aponta alto risco de infestação do Aedes Aegypti em São João del-Rei
O resultado da primeira edição do LIRAa 2022 – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, divulgado pelo setor de endemias apontou que o Índice de Infestação Predial do município fechou em 6,4%, o que significa um alto risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito, como Dengue, Zika, Chikunguya e Febre Amarela.
Segundo o levantamento, as equipes visitaram 1.961 imóveis, entre o período de 10 a 17 de janeiro de 2022. Neste período, foram encontrados 153 focos positivos do Aedes. O levantamento ainda apontou que bairros como Dom Bosco, Senhor dos Montes, Araçá, Fábricas, Cohab, Santa Terezinha, estavam em estado de alerta.
Já no esporte, o destaque foi: Em dia histórico para o futebol são-joanense, Athletic recebeu o Cruzeiro e conheceu a primeira derrota do campeonato
O dia 30 de janeiro de 2021 se tornou uma data histórica para o futebol são-joanense, quando pela primeira vez de forma oficial, a cidade recebeu um time da capital para a disputa de um campeonato. Pela segunda rodada do Mineiro, as cores tradicionais do maior clássico do estado se enfrentaram no Joaquim Portugal. O tradicional preto e branco do Athletic, recém chegado ao futebol profissional, enfrentou o azul e branco de uma das equipes mais tradicionais de Minas e do Brasil, o Cruzeiro. Foi também o reencontro do Esquadrão de Aço com sua torcida. Antes do juiz apitar, a festa no bairro Matosinhos já era feita. A torcida do Cruzeiro preparou uma blitz para receber o time de Belo Horizonte, que elogiou a festa cruzeirense. Já os donos da casa, comprovaram que podem contar com a torcida alvinegra para continuarem em busca dos objetivos em 2022.
De acordo com o clube, o público pagante foi de 2.291. Um número até menor do que esperado. Devido a pandemia da covid-19, crianças menores de 12 anos não puderam participar do jogo e foi necessário mostrar comprovante de vacinação. Ao final da partida, 1×0 para a Raposa e festa azul em São João del-Rei.
Esta foi a Retrospectiva do mês de janeiro. Em breve, você fica sabendo quais notícias se destacaram em fevereiro.