Emboabas

Praticar exercícios físicos no verão requer cuidados e precaução

Praticar exercícios físicos em dias muito quentes requer cuidados dobrados: o calor excessivo do verão aumenta o esforço cardíaco, pulmonar e a temperatura, que exigem mais do nosso corpo.

Cuidados simples, podem proporcionar situações propícias para se exercitar. Os cuidados podem começar com a pele, ao utilizar o protetor solar, chapéus e bonés para proteger contra os raios solares. Mesmo na sombra, há horários em que o sol está mais quente e por isto o calor aumenta. Além do protetor e acessórios, os cuidados com apele incluem o horário escolhido para se exercitar.

Prefira praticar exercícios no período da manhã ou à noite e evite realizar atividades físicas das 10h às 16h.

O verão diminui a umidade do ar e com a queima de calorias, a desidratação do corpo aumenta. Manter o corpo hidratado é essencial para o bom êxito do exercício físico e da saúde. Além da hidratação é preciso se atentar à alimentação pré e pós-treino.

Usar roupas leves, claras e que facilitam a transpiração e a evaporação do suor, usar um calçado confortável e que absorva o impacto do esporte e fazer maiores pausas de descansos, são cuidados que devem ser adotados.

Se necessário, substitua a prática da atividade física tradicional por outra mais leve ou refrescante como: hidroginástica, natação, caminhadas leves, pilates que se adequem às especificidades do seu corpo.

Após um tempo de treino, antes de lavar a cabeça em uma água bem gelada, descanse, espere o corpo esfriar e se acostumar com a temperatura do ambiente e nunca se force a continuar o exercício se sentir fraqueza ou tontura. O choque térmico pode gerar desmaios, arritmia, paralisia facial, etc. Por isto, não deixe que a temperatura corporal altere bruscamente. O ideal é fazer uma pausa, sentar e beber água.

Sair da versão mobile