Emboabas

Funcionários da Viação Presidente paralisam atividades na manhã desta quarta-feira

Os funcionários da Viação Presidente – empresa responsável pelo transporte público de São João del-Rei paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira, dia 21 de dezembro. Em entrevista à Rádio Emboabas + Informação, os funcionários alegaram que o motivo de paralisação é o descumprimento de acordos antigos da empresa com os funcionários que está há dois meses sem pagar o parcelamento do valor devido, e o não pagamento do 13° – que deveria ser pago até ontem.

Os trabalhadores aguardam a liberação do pagamento para retornarem as atividades, mas não há previsão concreta da data do pagamento. Existe uma promessa por parte da empresa do pagamento ainda hoje, caso aconteça, a paralisação será encerrada. De acordo com os funcionários, foram liberados alguns ônibus para atender algumas demandas, mas a circulação é mínima, com apenas um ônibus em cada linha.

O indicativo de paralisação já havia sido anunciado na semana passada, quando o receio de não receber o 13° salário já existia. Ainda hoje a tarde será realizada uma assembleia com os funcionários para a definição da situação.

A demanda de uma licitação para contratação de uma nova empresa para prestar os serviços do transporte público na cidade é antiga, e a atual empresa vem atuando por meio de decretos prorrogados a cada seis meses. A Prefeitura Municipal alega que não pode abrir o processo de contratação de uma nova empresa, porque o plano de mobilidade urbana da cidade não está pronto. No entanto, no mês de dezembro foram realizadas as últimas reuniões para a discussão do documento. Mas ainda não há um prazo determinado para que o Plano de Mobilidade Urbana seja finalizado, o que vai permitir a contratação de uma nova empresa para atuar com os serviços do transporte público no município.

Em contato com o setor de trânsito da cidade, a reportagem da Rádio Emboabas foi informada que está acompanhado a situação e que a paralisação é legítima. De acordo com a pasta, a orientação é que os trabalhadores da Viação Presidente atendam as demandas da população dentro do possível.

Sair da versão mobile