No dia 04 de outubro, São João del-Rei foi surpreendida por uma forte chuva de granizo que deixou a cidade em estado de emergência. Em um primeiro momento, a Defesa Civil, Prefeitura e Secretaria de Assistência Social, receberam muitos cadastros de pessoas relatando telhas quebradas ou perdas de bens materiais. Os cadastros foram repassados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) por bairros e territórios.
De acordo com a Prefeitura, o CRAS Senhor dos Montes, que atende a pessoas dos bairros Alto das Mercês, Araçá, Bela Vista, Cidade Nova, Dom Bosco, São Dimas, São Geraldo e Senhor dos Montes recebeu, dos mais de 900 cadastramentos na cidade toda, um quantitativo de 514 pedidos de telha. No entanto, por falta de dados ou por muitos cadastrados não terem direito ao benefício, existe um atraso para atender todos que precisam.
Por isso, está sendo feito um recadastramento das famílias que pediram telha. A prefeitura pede para que a população observe os critérios para recebimento e, caso não se encaixe nos critérios e prioridades, não refaçam os cadastros.
Os critérios são: possuir Cadastro Único, ter renda per capita inferior a 1/2 salário mínimo; ou famílias com laudo da Defesa Civil que ameace a estrutura do imóvel. A prioridade para recebimento de telha é: casas apenas com telha ou que, por critério de visita, seja verificada situação precária da laje, com infiltração e famílias com crianças, idosos e/ou deficientes.
O recadastramento será feito durante os dias 07, 12, 13, 14, 15 e 16/12, no horário de 7h30 às 12h30, no CRAS Senhor dos Montes em novo endereço: Rua Batista Andrade, 81, São Geraldo. (Rua atrás da Igreja São Geraldo). É necessário levar o nome completo, CPF ou NIS e endereço completo. Não é necessário levar os documentos, apenas os dados para consulta do Cadastro Único.