Emboabas

Chuvas devem continuar até a próxima quinta-feira; Defesa Civil de São João del-Rei registrou ocorrências no sábado (3)

No período chuvoso, todo cuidado é pouco. Além das ocorrências de alagamentos, desmoronamento e de enchentes, as rodovias também exigem cuidados redobrados, com o aumento de probabilidades de acidentes com a pista molhada.

Durante o fim de semana, foram registradas ocorrências relacionadas com as chuvas pela Defesa Civil do município. Foram duas ocorrências de deslizamento de talude e a queda de um muro de arrimo nos bairros Senhor dos Montes e São Caetano no sábado a tarde, como detalha o Coordenador da Defesa Civil de São João del-Rei, Pedro Henrique Santana.

“Durante o plantão de fim de semana, foram realizados, no sábado dia 3 de dezembro, dois atendimentos, pela defesa civil de São João Del Rei relacionados a danos causados pelas chuvas. Sendo o primeiro referente à queda de um talude na Rua Contador Sebastião Mendes, bairro São Caetano e o segundo atendimento referente à queda de um murro de arrimo de grande extensão na Rua Áurea Marques da Silva, no bairro do Senhor dos Montes. Em ambos dos casos foram dadas aos moradores as providências emergenciais a serem adotadas e também a necessidade de contenção dessas encostas durante o período chuvoso que deve ir provavelmente até março/abril 2023.”. 

Ainda de acordo com o Pedro, as chuvas devem continuar até a quinta-feira, dia 08 de dezembro. Além disso, durante todo o mês, os institutos meteorológicos indicam grande possibilidade de chuvas. Por isso, as orientações do órgão é ficar em alerta nos dias de chuvas intensas.

“Aproveitamos para orientar a população a sempre se manter alerta, evitando a sair de casa, do trabalho durante as chuvas mais intensas e evitar pontos com risco de alagamentos e inundação, como a Avenida Leite de Castro, próximo ao Córrego do Lenheiro. E quem reside próximo a áreas de risco, deve ficar atento aos sinais, sair imediatamente do local em caso de verificação de modificação e fazer contato com o Corpo de bombeiros pelo 193 e Defesa Civil pelo telefone 3379-1513.”.

A população também pode cadastrar gratuitamente pelo 40199 para receber avisos e orientações da Defesa Civil em dias de chuvas. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua ou bairro para o número 40199.

Sair da versão mobile