O Athletic foi um dos primeiros times do futebol brasileiro a se tornar SAF. No mesmo ano que se tornou clube empresa, o clube foi o Campeão do Interior e chegou à semifinal do Campeonato Mineiro Primeira Divisão. Em 2022, o clube foi vendido para um novo grupo, o Futbraz que tem como missão disputar o Estadual, Copa do Brasil e Série D no próximo ano.
O presidente eleito, o Renatinho, falou sobre as mudanças desde então. “É muito nova essa relação, vai ter caso que vai ter sucesso e outra que vai ter fracasso. Tivemos dificuldades nesse ano de SAF nosso, não podemos negar, mas o conselho e a diretoria conseguiu sair dessas dificuldades da melhor maneira possível, naquele momento. Lógico que outros problemas virão. O Athletic, hoje, tem uma parcela menor, ele vendeu a parcela maior, mas é uma sociedade, onde o pessoal da Futbraz briga pelos seus direitos, e você pode ter certeza, que eu vou brigar com unhas e dentes pelos direitos Athletic. E os dois juntos vão conseguir o clube ir para frente.”
Para 2023, as expectativas são altas nas disputadas dos três campeonatos. “O Athletic, hoje, realmente é nacionalmente conhecido com a postura do campeonato mineiro. Agora nós vamos disputar a copa do Brasil, a série D, e a meta nossa é chegar na série C do Campeonato Brasileiro do ano que vem.” O primeiro campeonato a ser disputado pelo Athletic será o Mineiro, que começa no dia 21 de janeiro. Com novo formato, o Athletic está no grupo A, ao lado de Atlético, Villa Nova e Pouso Alegre.