A Prefeitura Municipal de São João del-Rei decretou, nesta sexta-feira (25), o retorno obrigatório da utilização de máscaras de proteção em locais fechados, a partir da próxima segunda-feira, 28 de novembro. O documento de nº 10.186 foi assinado pelo prefeito Nivaldo de Andrade.
A utilização do equipamento de proteção será obrigatório nos seguintes espaços:
- Nas casas e instituições de saúde, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Postos de Saúde; Hospital Nossa Senhora das Mercês; Santa Casa da Misericórdia; clínicas; consultórios médicos; e laboratórios.
- Nos transportes coletivos das linhas municipais e intermunicipais.
- Nas escolas municipais, particulares, estaduais e universidades.
A decisão foi tomada diante da escalada de casos de infecção por Covid-19 em São João del-Rei, reflexo do que ocorre em todas as regiões do país.
A Secretaria Municipal de Saúde avaliou ser necessário rever as medidas e protocolos de combate à doença, mesmo com o avanço da imunização da população.
Entre a última terça-feira, dia 22, e esta quinta-feira, dia 24, a cidade histórica registrou mais 40 casos positivos para a Covid-19. Agora, subiu para 19.574 o total de infectados desde o início da pandemia. Destes, 270 faleceram por complicações da doença e 91 estão em quarentena. Em relação ao recuperados, 19.213 venceram o vírus.